OS SIGNIFICANTES E OS SIGNIFICADOS DO ENSINO E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS: PESQUISA, AÇÃO E REFLEXÃO

Authors:ORMEZINDA MARIA RIBEIRO 1, MARIA MARLENE RODRIGUES DA SILVA 1
Institution1 UnB - Universidade de Brasília (Distrito Federal- Brasil)

Abstract

Diante da premência de se refletir sobre os fundamentos teóricos que articulam teoria e prática como condição básica e necessária para a realimentação do fazer pedagógico e para o efetivo trabalho com o texto que leve em conta não apenas os aspectos técnicos da escrita, mas, sobretudo, o desenvolvimento de competências linguísticas vinculadas às práticas sociais de leitura e de escrita esse simpósio pretende reunir pesquisas e relatos de experiências significativas no âmbito do ensino e da produção textual, da educação básica ao ensino superior. Assim, fundamenta-se no eixo pesquisa-ensino-pesquisa e se desdobra no desenvolvimento de atividades de extensão relacionadas ao texto e ao seu ensino em todos os níveis. Terá como foco a descrição empírica de situações concretas e a intervenção ou ação orientada em função da resolução de problemas efetivamente detectados pelos professores e pesquisadores. Com a reunião de trabalhos que discutem os impactos das pesquisas no cotidiano da sala de aula e em outros espaços de formação, esse simpósio objetiva levar à comunidade as possibilidades de aplicação dessas pesquisas, fazendo com que elas retroalimentem o fazer pedagógico de modo que a experiência com o ensino de produção textual seja também objeto de pesquisa. Pesquisar para aplicar e aplicar para pesquisar torna-se, então, um movimento de ação-reflexão-ação, tendo como eixo principal o texto e suas articulações teórico-metodológicas. A intenção é verificar se as práticas pedagógicas refletem as teorias e se as teorias possibilitam uma efetiva aplicação das práticas desencadeando resultados na formação de leitores/escritores que leem e compreendem os textos lidos e que se comportem como autores e produzam textos coerentes que os habilitem a alcançar sucesso em práticas sociais de letramento desenvolvidas nos âmbitos social, acadêmico e profissional.

Keywords: produção textual, ensino, pesquisa, letramentos, práticas sociais


Minicurrículo:

ORMEZINDA MARIA RIBEIRO

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, atualmente é Professora e Coordenadora do Curso de Letras da UnB. Nos Programas de Pós-Graduação em Linguística-PPGL e de Pós-Graduação em Educação-PPGE-MP vem conduzindo pesquisas nas Linhas “Discursos, Representações Sociais e Textos” e “Processos Formativos e Profissionalidades” contemplando a formação continuada, letramentos, avaliação, leitura e produção textual, e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa presencial e a distância.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1303707962390972



MARIA MARLENE RODRIGUES DA SILVA

É Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília-UnB, na área de concentração Linguagem e sociedade, abordando as temáticas Letramento e Linguística Textual. É Mestre em Literatura Brasileira pela UnB; Especialista em Leitura e Produção de Textos pela PUC-MG e Especialista em Educação Continuada e a Distância pela UnB. Professora da Educação Básica e Superior, atua também como professora-pesquisadora em comunidades em situação de itinerância.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2717338696185532