LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: MÍDIA, TECNOLOGIA E ENSINO

Authors:WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA 1, ROZA PALOMANES 1
Institution1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil/Rio de Janeiro)

Abstract

Ensino de leitura e de produção textual é, atualmente, um campo para o qual convergem contribuições de diversas áreas do conhecimento, disciplinas, domínios/esferas discursivos e, por certo, a ampla diversidade de práticas sociocomunicativas. Nesse sentido, há abordagens que privilegiam os modelos interacionista, discursivo, sociorretórico, cognitivista, entre outros, com contribuições advindas da Linguística textual, das Análises do discurso, da Linguística Cognitiva e de outras disciplinas. Nesses múltiplos olhares, é consoante a importância dada ao protagonismo do aluno nas atividades de leitura e de produção textual, concebidas em articulação a outras, ancoradas em um contexto que as legitime e permita a compreensão de sua relação com as práticas sociais efetivas. Tem-se, dessa forma, dado relevo aos multiletramentos e aos novos desafios enfrentados pela escola no seu cotidiano na sua tarefa de também preparar cidadãos autônomos e plurais, capazes de gerir o seu desenvolvimento e de se comunicar na diversidade cultural hodierna. Há, assim, esforços concentrados na reflexão sobre o ensino de línguas e de linguagens, dedicados mais focalmente às relações entre os múltiplos formatos de textos, suas configurações materiais e mídias envolvidas na leitura e na produção de textos. Trata-se de um panorama que reclama pensarmos o aprimoramento de metodologias para o desenvolvimento de novas competências exigidas contemporaneamente nessas atividades. Portanto, com o intuito de reunir tais reflexões, este simpósio acolhe trabalhos oriundos de práticas docentes ou de pesquisas, concluídas ou em andamento, que objetivem instrumentalizar o ensino-aprendizagem de leitura e/ou de produção textual na sua relação, sobretudo, com os novos contextos tecnológicos digitais.

Keywords: Leitura, Produção textual, Ensino


Minicurrículo:

WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA

Wagner Alexandre dos Santos Costa é Doutor em Estudos da Linguagem (UFF/2013). Atualmente é Professor adjunto A1 de Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde leciona e orienta pesquisas nos cursos de graduação e no Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS). É autor do livro O contrato de comunicação no jornalismo popular: um foco na categoria título e pesquisador do grupo de pesquisa ELMEP, da UFRRJ.



ROZA PALOMANES

Roza Palomanes  é Doutora em Linguística (UFRJ/2007). Atualmente é Professora Adjunta IV de Linguística na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Participa do grupo de pesquisa ELMEP e do Programa de Pós-graduação em Letras (PROFLETRAS), orientando pesquisas na linha Teorias da linguagem e ensino. É coautora do livro Manual de linguística e coautora e organizadora dos livros Práticas de ensino do português e Ensino de produção textual.