LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL/LINGUÍSTICA DE CORPUS: DESCRIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors:HADINEI RIBEIRO BATISTA 1, GUILHERME FROMM 2, MARIA JOSÉ BOCORNY FINATTO 3
Institution1 USP - UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (BRASIL), 2 UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (BRASIL), 3 UFRS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (BRASIL)

Abstract

Este simpósio tem como meta refletir sobre o processo de ensino da Língua Portuguesa com o aporte de recursos tecnológicos emergentes. Diante do enorme avanço em torno de iniciativas e estudos que tratam da relação Linguagem, Educação  e Tecnologia, verificam-se ainda lacunas a respeito do intercâmbio entre áreas que lidam com inovações aplicadas às questões de ensino e aprendizagem do idioma. Desse modo, este simpósio surge como um espaço de debates e divulgação de pesquisas (nacionais e internacionais) dentro dessa área de conhecimento. Com o intuito de ampliar debates sobre a aplicação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem do português, buscamos contemplar um conjunto mais extenso de intercâmbio de saberes, experiências e práticas relacionadas a essa abordagem no momento atual. O objetivo é a apresentação de trabalhos que descrevam e/ou apliquem em sala de aula, computacionalmente, a Língua Portuguesa. Dentro desse panorama, aceitaremos trabalhos relacionados à: Linguística de Corpus, Aprendizagem Direcionada por Dados (Data Driven Learning), aplicações em Processamento de Linguagem Natural (PLN), aplicações em Inteligência Artificial (IA), desenvolvimento de software voltados para ensino de língua, aplicativos de fala, ferramentas de análise morfológica e sintática (parsers), reconhecimento e segmentação de fala, desambiguização, sumarização automática, estudos sobre complexidade textual e terminológica. 

Keywords: Linguística Computacional, Linguística de Corpus, Data Driven Learning, Inteligência Artificial, Processamento Linguagem Natural


Minicurrículo:

HADINEI RIBEIRO BATISTA

Pós-doutorando em Filologia e Língua Portuguesa: produção e revisão textual na educação básica pela Universidade de São Paulo (USP/2018). Doutor em Tecnologia e Inovação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Pesquisador visitante em Lancaster University-UK. Tem interesse em Sociolinguística, Linguística de Corpus, Identidade Social, Tecnologia Educacional, Linguagem, Inovação e Tecnologia e em processamento cognitivo da linguagem: recepção e produção. 



GUILHERME FROMM

Possui graduação em História(1990) e Letras-Alemão/Português(1998), licenciatura em Português(2009), especialização em Tradução-Inglês/Português(2000), mestrado em Linguística(2002) e doutorado (Estudos Linguísticos e Literários/Inglês  (2008), pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Linguística na Universidade Federal de São Carlos(UFSCar). Professor Associado do ILEEL/UFU/Língua Inglesa (graduação) e em Estudos Linguísticos (PPGEL/Pós-graduação). Editor das revistas eletrônicas Domínios de Linguagem  e Revista GTLex. Tem experiência: Linguística de Corpus, Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia bilíngue e Tradução.



MARIA JOSÉ BOCORNY FINATTO

Doutora em Letras e Professora Titular de Linguística da UFRGS. Bolsista (PQ) do CNPq desde 2007.  Professora da Pós-Graduação em Letras da UFRGS desde 2002. Bolsista Sênior CAPES - Universidade de Évora/Portugal. Pesquisa: Acessibilidade Textual e Terminológica em temas de Saúde para Leigos, Linguística de Corpus, Terminologia, Processamento da Linguagem Natural, Lexicologia e Estatística Lexical, Estudos do Texto, Tradução e Enunciação Científica, padrões do português popular escrito e EaD.