Muito presente nos primórdios do ensino de PLE (conta-se, por exemplo, que o tradutor Paulo Rónai aprendeu o português através de uma antologia de poemas), o texto poético foi gradualmente perdendo espaço com o surgumento de abordagens funcionalistas e comunicativas do ensino de língua. Raros são os materiais de PLE a incluirem poesia e os professores mostram-se, muitas vezes, receosos quanto à utilização do texto poético na sala de aula de línguas estrangeiras.
O simpósio que ora se propõe visa provocar a discussão e a reflexão sobre o lugar da poesia no atual panorama do ensino de PLE. A utilidade ou inutilidade do texto poético, sua relevância num mundo que se move com cada vez mais rapidez, suas peculiaridades que podem, ao mesmo tempo, torná-lo um insubstituível instrumento de transmissão cultural ou um hermético exercício de estilo são temas que pretendemos abrir para a discussão neste simpósio. Espera-se que as propostas girem em torno de tópicos como:
- meios e fins da utilização de textos poéticos em PLE;
- produção de textos poéticos em aula;
- a tradução pedagógica da poesia em Português;
- a apresentação da lusofonia através da poesia
- a poesia como reflexo cultural;
- a universalidade da poesia;
- a complexidade do texto poético;
- o trabalho linguístico através da poesia;
- a relação entre a poesia e as outras artes.
Relatos de experiências pedagógicas; propostas práticas de aplicação, descrições de materiais, reflexões teóricas e revisões de literatura serão bem vindos.