O LUGAR DA POESIA EM PLE

Authors:SARA AUGUSTO 1, CAIO CHRISTIANO 1, VÂNIA REGO 3
Institution1 CPCLP / IPM - Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Instituto Politécnico de Macau (Macau / China), 3 ESLT / IPM - Escola Superior de Línguas e Tradução do Instituto Politécnico de Macau (Macau / China)

Abstract

Muito presente nos primórdios do ensino de PLE (conta-se, por exemplo, que o tradutor Paulo Rónai aprendeu o português através de uma antologia de poemas), o texto poético foi gradualmente perdendo espaço com o surgumento de abordagens funcionalistas e comunicativas do ensino de língua. Raros são os materiais de PLE a incluirem poesia e os professores mostram-se, muitas vezes, receosos quanto à utilização do texto poético na sala de aula de línguas estrangeiras.

O simpósio que ora se propõe visa provocar a discussão e a reflexão sobre o lugar da poesia no atual panorama do ensino de PLE. A utilidade ou inutilidade do texto poético, sua relevância num mundo que se move com cada vez mais rapidez, suas peculiaridades que podem, ao mesmo tempo, torná-lo um insubstituível instrumento de transmissão cultural ou um hermético exercício de estilo são temas que pretendemos abrir para a discussão neste simpósio. Espera-se que as propostas girem em torno de tópicos como:

- meios e fins da utilização de textos poéticos em PLE;

- produção de textos poéticos em aula;

- a tradução pedagógica da poesia em Português;

- a apresentação da lusofonia através da poesia

- a poesia como reflexo cultural;

- a universalidade da poesia;

- a complexidade do texto poético;

- o trabalho linguístico através da poesia;

- a relação entre a poesia e as outras artes.

Relatos de experiências pedagógicas; propostas práticas de aplicação, descrições de materiais, reflexões teóricas e revisões de literatura serão bem vindos.

Keywords: poesia, PLE, material didáctico, literatura, ensino


Minicurrículo:

SARA AUGUSTO

Professora Adjunta no CPCLP, no Instituto Politécnico de Macau desde 2016. Doutorada em Literatura Portuguesa. Foi docente e investigadora desde 1991 na Universidade Católica Portuguesa e desde 2009 na Universidade de Coimbra. No âmbito da sua formação e investigação (Literaturas em Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa) apresentou e publicou trabalhos em Portugal e no estrangeiro. Publicou e organizou cinco livros científicos. Último título publicado: Português com textos (IPM, 2017).



CAIO CHRISTIANO

Professor Adjunto no CPCLP do Instituto Politécnico de Macau, com doutorado em Linguística e mestrado em Literatura. Atuou no ensino superior francês entre 2005 e 2016, com passagens pela Universidade de Poitiers, Universidade Blaise Pascal e Instituto de Ciências Políticas de Paris. É co-autor do manual Português com textos (IPM, 2017) e lançou recentemente a obra A prática do Ensino do Português como Língua Estrangeira (IPM, 2017).



VÂNIA REGO

Professora Adjunta na Escola Superior de Línguas e Tradução, no Instituto Politécnico de Macau desde 2016. Doutorada em Literatura Portuguesa Contemporânea pelas Universidades de Poitiers (França) e do Minho (Portugal). Trabalha como docente de PLE desde 2007 e atuou no ensino superior francês entre 2007 e 2016. Desenvolve pesquisa em literatura portuguesa contemporânea e em PLE. Tem artigos publicados em vários países.