O PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL (PLE/PLA) NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E COLABORATIVA DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS DE PESQUISA

Authors:FÁBIO MARQUES DE SOUZA 1,3, MARTA LÚCIA CABRERA KFOURI-KANEOYA 2
Institution1 UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (Paraíba/Brasil), 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo/Brasil), 3 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (Pernambuco/Brasil), 4 UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (Paraíba/Brasil)

Abstract

Neste simpósio, objetivamos reunir trabalhos dedicados à compreensão e potencialização dos processos de formação docente (inicial e continuada) e de ensino/aprendizagem de línguas pelo viés da Linguística Aplicada (In)disciplinar, com foco no papel do português como língua estrangeira/adicional (PLE/PLA), especialmente sob as perspectivas intercultural e colaborativa, em contextos presenciais ou não-presenciais, como por exemplo, a sala de aula ou os ambientes mediados por tecnologias digitais da informação e comunicação. Neste contexto, poderão ser apresentados relatos de pesquisas concluídas e em andamento, ou, ainda, de experiências, que envolvam estudos teórico-metodológicos em torno do conceito indissociável de língua-cultura e suas implicações para a formação docente e para o ensino de/em  PLE/PLA em tempos pós-modernos, nos quais a interculturalidade é vista, aqui, como celebração da diferença, diluição de conflitos de discurso e compreensão de emoções, em torno da colaboração e da paz comunicativa. Esperamos, com essa proposta, fortalecer o diálogo entre instituições nos quais esses estudos estejam em foco e, ainda, possibilitar a ampliação desses enfoques para além das perspectivas apresentadas, envolvendo docentes, futuros docentes e demais interessados na área. Os proponentes dedicam-se aos estudos em PLE/PLA de linguagem como um todo em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e em projetos de extensão.

Keywords: Português Língua Estrangeira, Português Língua Adicional, Perspectiva Intecultural, Perspectiva Colaborativa, Ensino e Formação Docente


Minicurrículo:

FÁBIO MARQUES DE SOUZA

Professor permanente no PPGFP (UEPB) e no PPGEduC (UFPE). Professor colaborador no POSLE (UFCG). Professor efetivo do curso de Letras, na UEPB, desde 2011. Cursou estágio de pós-doutorado no PPGEduC, da UFPE. Mestre e Doutor em Educação, respectivamente, pela UNESP/Marília e pela Faculdade de Educação da USP. Licenciado em Letras (UNESP/Assis) e em Pedagogia (UNINOVE).



MARTA LÚCIA CABRERA KFOURI-KANEOYA

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP. Professora das áreas de Linguística Aplicada, Estágios Supervisionados em Língua Estrangeira e Português Língua Estrangeira do Departamento de Educação da UNESP, campus de São José do Rio Preto - SP.