O LITERÁRIO E O LINGUÍSTICO NO MOVIMENTO DO DISCURSO

Authors:VANISE GOMES DE MEDEIROS 1, LUCÍLIA MARIA SOUSA ABRAHÃO 2
Institution1 UFF - Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro / Brasil), 2 USP - Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (São Paulo / Brasil)

Abstract

Nosso simpósio parte da premissa de que, a despeito de uma disjunção entre os campos disciplinares da Linguística e da Literatura, o linguístico e o literário não se separam. Em consonância com o que Colombat, Founier e Puech nos dizem – “Podemos começar a entrevista recolhendo as primeiras formas sob as quais se manifesta um interesse pela língua, pela linguagem, e suas manifestações sob a forma de discurso. Notamos, por exemplo, que os julgamentos sobre as qualidades do discurso abundam nos poetas no período arcaico. Elas são frequentes em Homero sob a forma de imagens que qualificam o discurso numa relação com o poder: seduzir, convencer, agir sobre o outro, enganar eventualmente. Esta é uma das características de Ulisses: ´Quando sua grande voz saía de seu peito e lançava palavras semelhantes a flocos de neve no inverno, nenhum mortal poderia lutar contra Ulisses’ (Ilíada, 3, 213, citado por Desbordes, 1989: 154; Colombat, Fournier e Puech, 2010, p.67) –, pretendemos com este simpósio desdobrar algo que vimos trabalhando ao longo dos últimos anos nos simpósios que temos organizado no SIMELP, a saber, a articulação entre o linguístico e o literário na movência dos discursos, entendidos aqui à esteira dos trabalhos de Michel Pêcheux. Com este simpósio objetivamos, por conseguinte, reunir pesquisas e estudos que tenham como eixo central reflexões teórico-analíticas que conjuguem o literário em face do linguísitico e/ou o linguístico em face do literário.

Keywords: linguística, literatura, Análise de Discurso Pecheutiana, História das Ideias Linguísticas


Minicurrículo:

VANISE GOMES DE MEDEIROS

Professora adjunta da UFF e bolsista 2 do CNPq, CNE (FAPERJ). Organizou livros em parceria com Bethania Mariani, Silmara Dela Silva, Lucília Sousa e Alexandre Soares; revistas da pós-graduação com Del Carmem, Bethania Mariani e Verli Petri; publicou artigos em periódicos e capítulos de livro. É uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF, com parcerias com os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@ DIS (USP-Ribeirão Preto)



LUCÍLIA MARIA SOUSA ABRAHÃO

Graduada em letras, doutora em Psicologia e livre-docente em Ciência da Informação. Docente da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Discurso e memória: movimentos do sujeito”, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ, e do “E‐L@DIS, Laboratório Discursivo - sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos”. Bolsista de produtividade do CNPQ. Membro do Fórum do Campo Lacaniano.