INTERCONEXÕES ENTRE LINGUAGEM, COGNIÇÃO E SOCIEDADE

Authors:PAULO HENRIQUE DUQUE 1, ARIADNE DOMINGUES ALMEIDA 2
Institution1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte/ Brasil), 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia (Bahia/ Brasil)

Abstract

O objetivo deste Simpósio é reunir pesquisadores que investiguem as relações entre linguagem e cognição, de modo a discutir e refletir sobre questões e achados de pesquisas que se pautem nas interconexões entre linguagem, cognição e sociedade. Assim sendo, pretende-se  abordar fenômenos e questões abrigados na concepção de linguagem como manifestação dinâmica da cognição, atendo-se ao pressuposto de que a linguagem é operadora da conceptualização socialmente localizada. Constitui-se em justificativa, para tal Simpósio, a elaboração de pesquisas interdisciplinares e, por conseguinte, a socialização de seus resultados, em que serão expostos entendimentos concernentes a possíveis simbioses entre linguística, ciências sociais, antropologia, história, psicologia, entre outras áreas do saber humano que possibilitem compreender a cognição, localizada na sociedade, contemplando, assim, um dos desafios da Linguística Cognitiva que é a reflexão interdisciplinar, visando a pensar as variadas inter-relações atinentes aos fenômenos estudados por seus pesquisadores. Isto posto, indica-se, como objetivo geral deste Simpósio, a proposição de trabalhos que discutam as íntimas ligações entre sociedade e cognição, gerando saberes relativos a questões que envolvam essas ligações, debatendo, entre outros fenômenos, a conceptualização, a categorização, a figuratividade, a multimodalidade, os sistemas complexos, o papel na linguagem da mente corporificada das pessoas partícipes de variadas sociedades.

Keywords: Sociocognição, Corporalidade, Conceptualização, Interdisciplinaridade, Multimodalidade


Minicurrículo:

PAULO HENRIQUE DUQUE

Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É coordenador do Grupo Cognição e Práticas Discursivas.Dedica-se ao estudo de frames e esquemas conceptuais, construções gramaticais, semântica da simulação e às relações entre discurso e cognição.



ARIADNE DOMINGUES ALMEIDA

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia, é professora associada do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura. Coordena o Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESCOG), associado ao Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR). Dedica-se aos seguintes temas: sistemas adaptativos complexos; categorização, conceptualização, metáforas, metonímias, multimodalidade e história do sistema conceptual.