CURRÍCULOS ESCOLARES, GÊNERO E SEXUALIDADE EM ANÁLISE: DISCURSOS, PODERES E IDENTIFICAÇÕES.

Authors:CAROLINA GONZALEZ 1, VIVIANE VIEIRA 1
Institution1 UnB - Universidade de Brasília (DF/BRASIL)

Abstract

Vivemos um contexto atual de disputa de campos de saberes, políticas e hegemônicas sobre discussões relativas a gênero, sexualidade, minorias e diversidades no ambiente escolar. Uma série de reviravoltas, sobretudo políticas, envolvendo o tema tem emergido, como a recente polêmica em torno da aprovação dos Planos Nacionais  e Estaduais de Educação e discussões sobre a Base Nacional Curricular Comum. No texto final do Plano Nacional de Educação (PNE), que define diretrizes e metas para a educação até 2020, foi retirada a menção às questões de gênero e orientação sexual. A supressão é efeito da pressão de setores religiosos e conservadores que, incomodados com práticas pluralistas que contradizem seus valores morais, têm dificultado, no âmbito da educação, o desenvolvimento de políticas em nome dos direitos das mulheres, dos direitos sexuais e reprodutivos, assim como qualquer medida no marco dos direitos humanos. Isto posto, justificamos o interesse e, sobretudo, a necessidade de, como cientistas críticas, acadêmicas e membras da sociedade civil, sugerir pesquisas e investigações ancoradas em análises críticas do discurso (Fairclough, 2003) para verificar e analisar quais discursos estão em jogo quando olhamos para políticas públicas e práticas pedagógicas que trazem questões da Educação em Direitos Humanos à luz. Propomos, com este simpósio temático, que pesquisadoras e pesquisadores apresentem seus projetos e análises de forma a estabelecermos uma rede unida em nome da defesa e fortalecimento dos Direitos Humanos e da Educação. 

Keywords: Análise de Discurso Crítica , Estudos de Gênero , Educação , Currículo Escolar , Sexualidade


Minicurrículo:

CAROLINA GONZALEZ

Graduação em Ciências Sociais, Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília com período de Doutorado Sanduíche (CAPES) no Departamento de Educação da Universidade da Coruña, Espanha. Atualmente é professora Colaboradora no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS-UnB), da Associação Internacional de Estudos sobre Discurso e Sociedade (EdiSo), da Associação Latino Americana de Estudos do Discurso (Aled).



VIVIANE VIEIRA
Professora Adjunta IV da Universidade de Brasília/Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas/Programa de Pós-Graduação em Linguística (UnB). Doutora em Linguística/Linguagem e Sociedade pela Universidade de Brasília. Editora-Chefe do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade (Conceito Capes A2); Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS-UnB) e Membro da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED).