ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA MIGRANTES E REFUGIADOS: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
Authors: | SANDRA CAVALCANTE 1, LUCIANE CORRÊA FERREIRA 2, JOSIANE ANDRADE MILITÃO 1 | Institution | 1 PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Minas Gerais - Brasil), 2 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Minas Gerais - Brasil) |
Abstract
Vivemos, na atualidade, uma das mais profundas crises humanitárias da história. Milhões de pessoas encontram-se em situação de migração e refúgio nos diversos continentes do planeta. Nesse grave contexto sócio-histórico, migrante é o ser humano que assume o deslocamento geográfico, tanto de entrada como de saída de um país, região ou lugar, por desejo ou necessidade pessoal, ou seja, é aquele que se desloca, voluntariamente, abandonando sua estabilidade social, cultural e psicoemocional em busca de melhores condições de vida. Entre os migrantes, há os que se deslocam obrigatoriamente, por uma questão de sobrevivência. Esses assumem a condição de refugiados, pessoas forçadas a se deslocar por enfrentarem, em sua terra natal, problemas de natureza humanitária (fome, guerra, conflitos armados, crises econômicas, perseguição política, violação a direitos humanos).
Este simpósio tem por objetivo reunir professores pesquisadores que se dedicam ao estudo dos desafios, processos e estratégias de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para migrantes e refugiados. Nesse espaço de discussão, serão compartilhados estudos (resultados de pesquisa acadêmica, relatos de experiência e produção de material didático) que, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, permitam contribuir para a formação acadêmica e capacitação pedagógica de professores e estudantes que se dedicam a essa frente de atuação profissional e humanitária. Entre as possíveis perspectivas, destacam-se aquelas que privilegiam abordagens comunicativas, sócio-interacionistas, discursivo-cognitivas e estético-culturais, para o ensino da língua portuguesa. O simpósio visa, portanto, promover o encontro do saber acadêmico e científico com os desafios implicados no processo de inclusão e de emancipação sociocultural de refugiados e migrantes que, nos últimos anos, progressivamente, escolhem países de língua portuguesa para morar. Nesse espaço de produção do conhecimento, pretendemos que sejam compartilhadas experiências de natureza acadêmica, pedagógica e cultural que contribuam para enriquecer o ensino da língua portuguesa, no processo de acolhida de migrantes e refugiados, em diferentes países.
Keywords: Língua Portuguesa, Inclusão, Emancipação, Migrantes, Refugiados
|