ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA MIGRANTES E REFUGIADOS: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Authors:SANDRA CAVALCANTE 1, LUCIANE CORRÊA FERREIRA 2, JOSIANE ANDRADE MILITÃO 1
Institution1 PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Minas Gerais - Brasil), 2 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Minas Gerais - Brasil)

Abstract

Vivemos, na atualidade, uma das mais profundas crises humanitárias da história. Milhões de pessoas encontram-se em situação de migração e refúgio nos diversos continentes do planeta. Nesse grave contexto sócio-histórico, migrante é o ser humano que assume o deslocamento geográfico, tanto de entrada como de saída de um país, região ou lugar, por desejo ou necessidade pessoal, ou seja, é aquele que se desloca, voluntariamente, abandonando sua estabilidade social, cultural e psicoemocional em busca de melhores condições de vida. Entre os migrantes, há os que se deslocam obrigatoriamente, por uma questão de sobrevivência. Esses assumem a condição de refugiados, pessoas forçadas a se deslocar por enfrentarem, em sua terra natal, problemas de natureza humanitária (fome, guerra, conflitos armados, crises econômicas, perseguição política, violação a direitos humanos).

Este simpósio tem por objetivo reunir professores pesquisadores que se dedicam ao estudo dos desafios, processos e estratégias de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para migrantes e refugiados. Nesse espaço de discussão, serão compartilhados estudos (resultados de pesquisa acadêmica, relatos de experiência e produção de material didático) que, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, permitam contribuir para  a formação acadêmica e capacitação pedagógica de professores e estudantes que se dedicam a essa frente de atuação profissional e humanitária. Entre as possíveis perspectivas, destacam-se aquelas que privilegiam abordagens comunicativas, sócio-interacionistas, discursivo-cognitivas e estético-culturais, para o ensino da língua portuguesa. O simpósio visa, portanto, promover o encontro do saber acadêmico e científico com os desafios implicados no processo de inclusão e de emancipação sociocultural de refugiados e migrantes que, nos últimos anos, progressivamente, escolhem países de língua portuguesa para morar. Nesse espaço de produção do conhecimento, pretendemos que sejam compartilhadas experiências de natureza acadêmica, pedagógica e cultural que contribuam para enriquecer o ensino da língua portuguesa, no processo de acolhida de migrantes e refugiados, em diferentes países.

Keywords: Língua Portuguesa, Inclusão, Emancipação, Migrantes, Refugiados


Minicurrículo:

SANDRA CAVALCANTE

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas. Integrante dos grupos de pesquisa ELinC (Estudos em Linguagem e Cognição) e Complex Cognitio, CNPq|PPG PUC Minas. Coordenadora de projeto de pesquisa que visa à compreensão de processos de expressão e de conceptualização de emoções de jovens em situação de vulnerabilidade social. Coordenadora do Projeto LER (Leitura e Escrita com Refugiados e Migrantes), ProEx|PPG Letras PUC Minas.



LUCIANE CORRÊA FERREIRA

Professora e pesquisadora da Faculdade de Letras e do PPG em Estudos Linguísticos (POSLIN) da UFMG. Pós doutorado pela University of California, Santa Cruz. Líder do Grupo de Pesquisa “Educação, Cognição e Ensino de Línguas para Imigrantes e Refugiados” (GECEIR), CNPq|FALE-UFMG. Projetos atuais: “Ensino de Línguas de Acolhimento no Brasil e no mundo” e “Frames metafóricos no discurso da mídia sobre refúgio e imigração no Brasil e no mundo”.



JOSIANE ANDRADE MILITÃO

Professora e pesquisadora do Departamento de Letras da PUC Minas. Doutora em Linguística pela UFMG. Membro dos grupos de pesquisa Elinc (Estudos em Linguagem e Cognição) e Complex Cognitio, CNPq | PPG Letras PUC Minas. Pesquisadora que investiga fenômenos de natureza semântico-pragmática implicados na relação entre linguagem, cognição e emoções. Integrante do Projeto de extensão universitária LER (Leitura e Escrita com Refugiados e Migrantes) ProEx | PPG Letras PUC Minas.