LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E ENSINO: O LUGAR DA PRODUÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS EM PAÍSES LUSÓFONOS

Authors:ROSA MARIA CUBA RICHE 1, ELIZABETH OROFINO LUCIO 2, LEONOR WERNECK DOS SANTOS 3
Institution1 CAP/UERJ - CAP/UERJ (RJ/Brasil), 2 UFPA - UFPA (Pará/Brasil), 3 UFRJ - UFRJ (RJ/Brasil)

Abstract

Este simpósio objetiva reunir trabalhos sobre a especificidade e a gênese da literatura infantil nos países de língua portuguesa, tendo em vista estabelecer uma relação dialógica entre o ensino da língua portuguesa e a literatura infantil e juvenil. Apesar da importância da literatura infantil e juvenil nos dias atuais, haja vista a quantidade de produções de qualidade, ainda se percebe dificuldade de integrar a abordagem textual literária ao ensino de língua portuguesa. Além disso,  questões sociais que assumem características específicas quando engendradas em um objeto artístico-literário são essencialmente profícuas quando discutidas em ambiente escolar. Quanto ao material não verbal, sua dialogicidade com o texto escrito também deve ser enfatizada na escola, visando à formação de leitor crítico. Assim, convidamos professores e pesquisadores a apresentarem pesquisas que incluam ou não relatos de experiências discutindo encaminhamentos para o ensino de língua portuguesa voltados para as múltiplas linguagens (textos verbais e não verbais) que  podem ser entendidas como uma das características intrinsecamente relacionadas ao universo literário infanto-juvenil. Este simpósio pretende confrontar experiências e dificuldades na prática de sala de aula, criando linhas permanentes de intercâmbio e comunicação a respeito do ensino de língua portuguesa. Além disso,  nosso objetivo é contribuir para que a discussão acerca da literatura infantil e juvenil em língua portuguesa constituindo uma vasta base cultural e educativa de referência pedagógica. Serão aceitos resumos sobre o tema, com ênfase no ensino básico, que mencionem referencial teórico, objetivos, metodologia e conclusões, ainda que preliminares.

Keywords: ensino de literatura, literatura infantil e juvenil, ensino de língua portuguesa, leitura


Minicurrículo:

ROSA MARIA CUBA RICHE

Mestre em Literatura Brasileira, UFRJ- Doutora em Teoria da Literatura – UFRJ, Profa Adjunta do Depto de Línguas e Literaturas do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Fundadora da Oficina da Palavra APLIC. Autora de livros de Leitura, Produção Textual e Língua Portuguesa, capítulos e artigos sobre o tema em revistas acadêmicas.



ELIZABETH OROFINO LUCIO

Graduação em Letras (Português/Literaturas) pela UFRJ (2001), Mestrado(2010) e Doutorado(2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Em 2014, realizou, como bolsista da Capes/PSDE, estudos de Doutorado Sanduíche no Exterior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, atua no Instituto de Educação Matemática e Científica na Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens.



LEONOR WERNECK DOS SANTOS

Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio. Desde 1995, atua como docente de Língua Portuguesa da UFRJ (Prof. Associado IV), na graduação em Letras e Comunicação Social, Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas. Áreas de interesse: Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, articulação textual, literatura infantil e juvenil e ensino de leitura. Membro do júri do Prêmio Anual da FNLIJ. http://leonorwerneck.wixsite.com/leonor