ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Authors:FATIMA APARECIDA DE SOUZA 1, LAURECI FERREIRA DA SILVA 1,3
Institution1 UFBA - Universidade Federal da Bahia (Bahia - Brasil), 2 UNC - Universidade Contemporânea (Bahia - Brasil), 3 SEC-BA - Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Bahia - Brasil)

Abstract

A preocupação com o ensino de língua portuguesa  é questão que perpassa não somente a formação de estudantes da graduação e da pós-graduação, mas envolve ainda a prática de docentes que atuam na Educação Básica. Indagações sobre o que ensinar, como ensinar, para que ensinar, quando ensinar evidenciam a complexidade da práxis pedagógica relacionadas ao ensino de língua portuguesa. Considerando essa complexidade, este simpósio objetiva discutir a formação inicial em espaços universitários e também a formação continuada de professores da referida área. As propostas relacionam saberes científicos e conhecimentos desenvolvidos não apenas no contexto acadêmico, mas também no espaço da educação básica, ou seja, no contexto da educação escolar, em uma perspectiva dialógica e colaborativa. Essas propostas ponderam orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais que estabelecem dois grandes eixos orientadores de conteúdos os quais compreendem as práticas de uso da linguagem e as práticas de reflexão sobre a língua e a linguagem, considerando o texto como unidade de ensino. Para tanto, levam em conta o ensino da leitura e da produção de textos orais e escritos na perspectiva sociointeracionista, enunciativa e dos gêneros do discurso, a partir de necessidades e de demandas de estudantes de graduação, docentes da educação básica e pesquisadores o quais se ancoram em teorias que referenciam saberes e fazeres pedagógicos. Este simpósio constitui um espaço para problematizar e socializar teorias, compartilhar resultados de pesquisa, disseminar práticas pedagógicas e relatar experiências em estágio supervisionado. Nessa direção, propõe uma oportunidade de ampliação do diálogo entre a universidade e a escola, no que diz respeito ao (re) dimensionamento do ensino da língua portuguesa na educação básica.

Keywords: Ensino de Língua Portuguesa, Formação docente inicial e continuada, Educação Básica


Minicurrículo:

FATIMA APARECIDA DE SOUZA

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO); Graduada em Letras pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING-UFBA). Coordenadora do Grupo de Extensão Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: concepções e práticas (UFBA). Professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estágios Supervisionados.



LAURECI FERREIRA DA SILVA

Doutora em Educação e Mestra em Língua e Cultura, Graduação em Letras Vernáculas Universidade Federal da Bahia, Psicopedagoga Escolar - Universidade Contemporânea (UNC), Professora formadora de Língua Portuguesa, participante do Grupo de Extensão “Ensino de Língua Portuguesa na educação básica: concepções e práticas” e do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos das Linguagens e suas Tecnologias (NELT/ILUFBA). Tutora de bolsistas do PIBIC do projeto de pesquisa Escrevivendo ciências no museu.