O CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL NA SALA DE AULA

Authors:MARIA JOSÉ DOS REIS GROSSO 1, JING ZHANG 2
Institution1 Universidade de Lisboa - Universidade de Lisboa (Portugal), 2 Universidade de Macau - Universidade de Macau (China)

Abstract

O principal objetivo deste simpósio é avaliar o impacto do conhecimento sociocultural no ensino-aprendizagem do português língua estrangeira, designadamente no espaço da sala de aula. Esta interação entre professor-aluno, aluno-aluno, é também uma partilha de conhecimento linguístico e cultural de uma determinada sociedade e de uma determinada cultura, colocando aos intervenientes o desafio de identificar, compreender, avaliar também a sua própria realidade cultural através da interação.

O conhecimento sociocultural abrange várias áreas e de acordo com o Conselho da Europa (2001:148-150) pode estar relacionado com a vida quotidiana, as condições de vida, as relações interpessoais, os valores, as crenças e as atitudes, a linguagem corporal, as convenções sociais, os comportamentos, rituais; de acordo com o citado, a compreensão do conhecimento sociocultural adquirido na língua materna pode ser um dado relevante para uma aprendizagem mais rápida e sem malentendidos da língua estrangeira, visto que a apreensão dos novos conhecimentos é dependente da natureza e da forma do conhecimento anterior de cada um, sendo os novos conhecimentos moldados por estes últimos. A sala de aula pode ser o espaço ideal para a descodificação desse conhecimento sociocultural, tornando-se mais explícito, quer através das próprias tarefas desenvolvidas na sala de aula por professor-aluno, quer através de tarefas e atividades da sala de aula ou da escola que envolvam meios audiovisuais.

Keywords: conhecimento sociocultural, língua estrangeira, sala de aula


Minicurrículo:

MARIA JOSÉ DOS REIS GROSSO

É doutorada em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa e professora associada da mesma Universidade. Desde 2012 é também professora associada na Universidade de Macau. Tem desenvolvido projetos de investigação, escrito sobre o português língua estrangeira, língua de acolhimento, política linguística (…) e feito formação de professores em Portugal e no estrangeiro. A sua principal área de estudo centra-se na Linguística Aplicada ao ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira



JING ZHANG

É doutorada em Linguística e docente da Universidade de Macau. Tem estudos publicados em capítulos de livros e em artigos sobre o desenvolvimento da competência sociocultural pelos aprendentes de língua materna chinesa e a aquisição do português como L2. Tem trabalhado em vários projetos relacionados com o ensino de português como língua estrangeira.