O CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL NA SALA DE AULA
Authors: | MARIA JOSÉ DOS REIS GROSSO 1, JING ZHANG 2 | Institution | 1 Universidade de Lisboa - Universidade de Lisboa (Portugal), 2 Universidade de Macau - Universidade de Macau (China) |
Abstract
O principal objetivo deste simpósio é avaliar o impacto do conhecimento sociocultural no ensino-aprendizagem do português língua estrangeira, designadamente no espaço da sala de aula. Esta interação entre professor-aluno, aluno-aluno, é também uma partilha de conhecimento linguístico e cultural de uma determinada sociedade e de uma determinada cultura, colocando aos intervenientes o desafio de identificar, compreender, avaliar também a sua própria realidade cultural através da interação.
O conhecimento sociocultural abrange várias áreas e de acordo com o Conselho da Europa (2001:148-150) pode estar relacionado com a vida quotidiana, as condições de vida, as relações interpessoais, os valores, as crenças e as atitudes, a linguagem corporal, as convenções sociais, os comportamentos, rituais; de acordo com o citado, a compreensão do conhecimento sociocultural adquirido na língua materna pode ser um dado relevante para uma aprendizagem mais rápida e sem malentendidos da língua estrangeira, visto que a apreensão dos novos conhecimentos é dependente da natureza e da forma do conhecimento anterior de cada um, sendo os novos conhecimentos moldados por estes últimos. A sala de aula pode ser o espaço ideal para a descodificação desse conhecimento sociocultural, tornando-se mais explícito, quer através das próprias tarefas desenvolvidas na sala de aula por professor-aluno, quer através de tarefas e atividades da sala de aula ou da escola que envolvam meios audiovisuais.
Keywords: conhecimento sociocultural, língua estrangeira, sala de aula
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